O camisa 9 do hexa?
Pedro comemorando seu gol na vitória sobre o Corinthians Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Caso você não seja flamenguista, imagino que tenha medo do Flamengo comandado por Filipe Luís. Mas se for brasileiro e torce para a seleção, tenho uma boa notícia: temos um baita camisa 9 para a Copa do Mundo.
Pedro Guilherme Abreu dos Santos, o artilheiro de referência (como dito pelo narrador Luís Roberto, da Rede Globo), é o camisa 9 do Flamengo que poderia facilmente ter sido o artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado. No entanto, foi impedido após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um treino da seleção brasileira em setembro, ficando afastado dos gramados por sete meses (lesão mais grave da sua carreira). No ano passado, foram 21 jogos e 11 gols no Brasileirão. Se mantivesse essa média e disputasse pelo menos 30 jogos na competição, Pedro marcaria 16 gols, um a mais que os artilheiros daquela edição.
O atacante se recuperou rapidamente, surpreendendo até mesmo o médico que o operou. Mérito exclusivo do jogador, que, de fato, é um atleta. Dedicado, fazia fisioterapia não apenas com o fisioterapeuta do Flamengo, mas também com um profissional particular. E todo esse esforço valeu a pena: o melhor camisa 9 do Brasil voltou aos gramados na 4ª rodada do Brasileirão, contra o Juventude. Saiu do banco e com apenas 33 minutos jogados, marcou duas vezes em seu tão aguardado retorno. No seu primeiro jogo como titular, voltou a marcar duas vezes na goleada contra o Corinthians.
Nas últimas duas temporadas, marcou mais de 60 gols com a camisa rubro-negra. E não para por aí: são 4 jogos, 4 gols e 1 assistência na temporada atual. Filipe Luís já deu o recado: "O time vai jogar para ele". E com razão: Pedro é o centroavante mais completo do Brasil. Finaliza na maioria das vezes com pouca força, chama a bola de "meu bem", marca de todas as formas (de peito, voleio, calcanhar), é ótimo no 1x1, protege bem a bola e se destaca no jogo aéreo. Temos um verdadeiro camisa 9, daqueles que precisam ser aproveitados na seleção brasileira.
Ancelotti está muito próximo da Seleção Brasileira, será que ele vai valorizar os jogadores que atuam no Brasil? Será que ele vai utilizar um centroavante? Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: o Pedro deve ter seu lugar marcado no vestiário mais pesado do futebol.

Talles Rocha
Estudante de Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e narrador esportivo. À frente do canal Talles Rocha, no YouTube, com análises e opinião sobre futebol.@talles.rocha1 (Instagram)