Laudo confirma câncer de pele em Jair Bolsonaro; ex-presidente recebe alta em Brasília

Biópsia identificou carcinoma de células escamosas em duas lesões retiradas
Crédito: Ton Molina/STF
  • Da Mega
  • Atualizado: 17/09/2025, 02:42h

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira (17) em Brasília após a divulgação do laudo médico que confirmou a presença de carcinoma de células escamosas — um tipo comum de câncer de pele — em duas das oito lesões retiradas durante procedimento cirúrgico no último domingo (14).

Bolsonaro havia sido internado na terça-feira (16) no Hospital DF Star com quadro de pressão arterial baixa, vômitos e tontura. Segundo boletim médico, ele apresentou melhora dos sintomas e da função renal após hidratação e medicação intravenosa.

De acordo com o médico Claudio Birolini, que acompanha o ex-presidente, não há necessidade de novos procedimentos no momento. “As lesões já foram retiradas, mas ele terá de ser acompanhado periodicamente para avaliar o quadro”, afirmou em coletiva de imprensa.

O material coletado no domingo foi encaminhado para análise patológica, cujo resultado apontou carcinoma de células escamosas “in situ” — restrito à camada superficial da pele, sem evidências de disseminação para camadas mais profundas ou outros órgãos. O carcinoma de células escamosas é geralmente associado à exposição prolongada ao sol e representa um dos tipos mais frequentes de câncer de pele no Brasil.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar e, para se deslocar até o hospital, sua defesa informou os motivos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o carcinoma de células escamosas é um dos cânceres de pele não melanoma mais comuns no país. A recomendação médica para casos desse tipo inclui acompanhamento periódico para detectar eventuais recidivas ou novas lesões.

Com a alta, Bolsonaro seguirá em casa, sob orientação para manter os cuidados médicos e realizar avaliações regulares.

Leia a íntegra do boletim divulgado pela equipe médica de Bolsonaro:

Brasília, 17 de setembro de 2025 - O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na tarde do dia 16 de setembro, devido a quadro de vômitos, tontura, queda da pressão arterial e pré-síncope. Apresentou melhora dos sintomas e da função renal após hidratação e tratamento medicamentoso por via endovenosa. O laudo anátomo patológico das lesões cutâneas operadas no domingo mostrou a presença de carcinoma de células escamosas "in situ", em duas das oito lesões removidas, com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica. Recebe alta hospitalar, mantendo o acompanhamento médico.

*Com informações do g1.

Comentários


Instagram

Facebook