Vitória da Conquista registra retirada de 59 toneladas de cabos irregulares de telecomunicações no primeiro semestre

Foto: Reuters/Aziz Taher
Entre janeiro e junho de 2025, a Neoenergia Coelba retirou 59 toneladas de cabos de telecomunicações instalados irregularmente em postes de Vitória da Conquista. O volume representa um aumento de 250% em relação ao mesmo período do ano anterior. Também foram removidas cerca de três mil caixas de internet em situação irregular.
As ações, realizadas diariamente em cidades da Bahia, visam garantir a segurança da população, reduzir a poluição visual e assegurar o uso adequado da rede elétrica. Para utilizar os postes, as empresas de telecomunicações precisam apresentar projetos técnicos que atendam aos requisitos de segurança e estejam em conformidade com as agências reguladoras.
Segundo a Neoenergia Coelba, a irregularidade mais comum é a prática conhecida como “gatonet”, caracterizada pela instalação de cabos e equipamentos sem critérios técnicos e de segurança, o que pode causar acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.
A distribuidora orienta que empresas interessadas em regularizar a instalação entrem em contato pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, canal criado para esclarecer dúvidas e orientar sobre o processo.
A população pode consultar a lista de provedores autorizados a compartilhar a rede elétrica, disponível no site da Neoenergia, antes de contratar serviços de internet ou telefonia.