Longa ’’O Último Azul’’, premiado internacionalmente, será exibido na Mostra Cinema Conquista em setembro

O filme marca a abertura da 16ª edição da Mostra, evento gratuito sediado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
  • Da Mega
  • Atualizado: 08/08/2025, 02:07h

A 16ª edição da Mostra Cinema Conquista, que acontecerá entre 7 e 12 de setembro, começa com destaque internacional. Na sessão de abertura, às 19h30, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, será exibido o longa-metragem “O Último Azul”, novo drama do diretor pernambucano Gabriel Mascaro.

“O Último Azul” conquistou o Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri na 75ª edição do Festival de Berlim (Berlinale), um dos principais festivais de cinema do mundo. O filme, aclamado internacionalmente, já passou por diversos festivais em países como China, México e Reino Unido. A estreia comercial no Brasil será em 28 de agosto, com distribuição da Vitrine Filmes.

Ambientado em um Brasil distópico na Amazônia, o filme acompanha Tereza, uma idosa que embarca numa jornada para realizar seu último desejo antes de ser compulsoriamente transferida para uma colônia habitacional destinada aos idosos. O elenco conta com Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Adanilo e Miriam Socarrás.

Saiba mais sobre a Mostra Cinema Conquista

Criada em 2004, a Mostra Cinema Conquista promove o acesso democrático ao cinema brasileiro contemporâneo, com uma programação que inclui exibições gratuitas, mesas temáticas, oficinas e ações formativas. Em 2025, o evento presta homenagem aos 15 anos do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), reafirmando o papel da universidade pública na formação de profissionais e na construção de uma cultura audiovisual no interior do estado. 

A Mostra Cinema Conquista – Ano 16 é uma realização da Movimenta – Cultura e Arte. Tem a parceria do Janela Indiscreta e do Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb. Recebe o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Comentários


Instagram

Facebook