Operação Apate: Polícia Civil desarticula esquema de fraude em transferências de veículos na Bahia

Foto: SSP/BA
Duas pessoas foram presas e uma ampla quantidade de materiais foi apreendida durante a deflagração da Operação Apate, realizada nesta quarta-feira (30), pela Polícia Civil da Bahia. A ação teve como objetivo desarticular um esquema criminoso que atuava na transferência fraudulenta de veículos no estado, movimentando mais de R$ 1 milhão.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em imóveis localizados em Salvador, na Região Metropolitana e em cidades do interior. Os alvos incluíram residências e empresas ligadas ao esquema criminoso, que era composto por despachantes, responsáveis por empresas de emplacamento e servidores públicos.
Durante as ações, foram apreendidos veículos, duas pistolas, carregadores, munições, documentos, placas de carros, computadores, celulares e diversos outros materiais que servirão de base para a continuidade das investigações.
As diligências ocorreram nos bairros do Uruguai, Águas Claras, Retiro, Alto do Cabrito e Narandiba, em Salvador. Na Região Metropolitana, os mandados foram cumpridos em Lauro de Freitas e Simões Filho. Já no interior, as ações ocorreram nos municípios de Itambé, Itapetinga e Vitória da Conquista.
No bairro de Narandiba, durante o cumprimento de um dos mandados, equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) foram recebidas a tiros por um suspeito. Houve confronto e o homem foi baleado, sendo socorrido para uma unidade de saúde. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFR) de Vitória da Conquista há mais de um ano, indicam que o grupo fraudava documentos e transferia veículos sem o consentimento dos verdadeiros proprietários, com o intuito de obtenção de financiamentos bancários em nome de terceiros.
A operação contou com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), da 21ª Coorpin/Itapetinga e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Vulneráveis (DPMCV).
Segundo a SSP/BA, as investigações seguem em andamento e novas fases da operação devem ser deflagradas nos próximos dias, com o objetivo de localizar e prender todos os envolvidos no esquema criminoso.
Fonte: Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA)