Polícia Civil deflagra Operação APATE contra fraudes em transferências de veículos na Bahia

Foto: Ascom-PCBA
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação APATE, voltada ao combate de um esquema criminoso de fraudes em transferências de veículos no estado. A ofensiva, coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista, contou com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin Sudoeste), da 10ª e 21ª Coordenadorias Regionais (Coorpin) e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Vulneráveis (DPMCV).
Durante as ações, foram cumpridos 15 mandados judiciais expedidos contra alvos investigados por integrar uma organização criminosa que atuava na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em cidades do interior baiano.
De acordo com as investigações, o grupo era composto por servidores públicos, proprietários de empresas emplacadoras e despachantes, que realizavam transferências fraudulentas de veículos para terceiros sem o conhecimento ou autorização dos verdadeiros proprietários. O esquema tinha como principal objetivo obter financiamentos bancários de forma ilícita.
As apurações também revelaram que uma das empresas envolvidas se apropriava de valores pagos por clientes sem executar os serviços contratados, como a transferência de propriedade e o recolhimento de tributos. Em alguns casos, eram emitidos documentos falsos para mascarar os crimes. Já em outro estabelecimento, o proprietário inseria processos fraudulentos no sistema com a conivência de servidores públicos ligados ao setor de trânsito.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar os vínculos entre os investigados e possíveis beneficiários do esquema.
Com informações de Tony Silva / Ascom-PCBA.